OS DESAFIOS DOS NOVOS ADMINISTRADORES PDF Imprimir E-mail


  OS DESAFIOS DOS NOVOS ADMINISTRADORES

1 – INTRODUÇÃO:

1.1 - Definição de Administração e Contextualização Histórica

Administração vem do latim Ad (direção, tendência para) e Minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes sendo em qualquer tipo de organização, podendo ser no mundo empresarial, ou seja a administração de empresas e em entidades dependentes dos governos, administração pública. (Dicionário Wikipedia).
    Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco pontos principais de decisão, também chamadas de funções: planejamento, organização, liderança ou direção, execução e controle.
O progresso de modernização da sociedade, foi a partir da Idade Média e este processo foi lento e gradual. O sistema feudal foi enfraquecido pelo crescimento do comércio, a introdução de uma economia monetária e o crescimento das cidades a partir do século XIV.
Porem podemos começar a identificar a Administração como a conhecemos hoje, a partir da Revolução Industrial, que foi responsável por um fabuloso crescimento econômico e também um custo social, já que homens, mulheres e crianças chegavam a trabalhar até 16 horas para ganhar salários irrisórios para sobreviverem e a partir disso surgiu-se vários movimentos sociais como Henri de Saint-Simon e Karl Marx.
No passagem do século XIX para o século XX, os EUA já haviam se tornado a maior potencia industrial do mundo e foi nesse contexto que desenvolveu muitas teorias administrativas das quais estudados hoje, sendo que a Administração revela-se nos dias de hoje como uma áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidade e de desafios.
1.2 – Teorias Administrativas

    No inicio do século XX, surgem os pensadores fundadores da Escola Clássica ou Escola de Administração Cientifica com o pilar principal de que o tornar-se-ia um bom Administrador alguém que tenha planejamento, organização e coordenação racional dos trabalhos executados.
    Em 1903 Taylor publica o livro Shop Management, onde ele fala nos problemas da produção nos seus detalhes e em determinar o tempo padrão para a execução de tarefas – e isso pode ser resumido em Estudo dos tempos e movimentos. Em 1906 é eleito o presidente da “Associação Americana de Engenheiros” e em 1911 publica o livro mais conhecido de sua autoria Os princípios da Administração Cientifica. E para Taylor a Administração deve ser estudada cientificamente e não empiricamente e seus quatro princípios são: Princípio de Planejamento, Principio de Preparo, Principio do Controle, Principio da Execução. Taylor foi o fundador da Administração Científica.
    Um dos grandes seguidores de Taylor foi Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, instalando a primeira linha de montagem de automóveis em uma época em que carros eram feitas artesanalmente. Ford adotou três princípios básicos: - Princípios de intensificação, Princípios da economicidade e Principio de produtividade.
Fayol surge também no mesmo período através de um estudo bem-estruturado, com a divisão das funções do administrador em planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar, e também das seis funções essenciais de uma empresa que são: Funções Técnicas, Funções Comerciais, Funções Financeiras, Funções de Segurança, Funções Contábeis e finalmente Funções Administrativas que corresponde à integração das demais funções Fayol foi o fundador da Teoria Clássica e sua estrutura foi feita para garantir a eficiência de todo o processo da administração.
Além dessas teorias temos também a Burocracia, a Teoria das Relações Humanas, a Abordagem Comportamental, a Teórica Neoclássica e a da Contingência, e também a Teoria dos Sistemas e a de Qualidade Total que inclui o sistema Toyota de Produção ou o Estilo Japonês.


2- DESENVOLVIMENTO:

2.1 – A importância da Administração para a sociedade

Administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organização ou social e também para toda a sociedade.
As organizações assumiram uma importância fundamental sendo que são elas que são as geradoras de emprego e renda da sociedade moderna.
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto, o seu impacto sobre o desempenho das organizações pode ser detectado pela atuação dessas organizações na sociedade.
As organizações tem uma importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não seja influenciados por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade que tem as organizações como pilar fundamental para seu desenvolvimento.

“As Organizações quando são bem administradas exercem influencia sobre a qualidade de vida da sociedade. Por isso, Administradores competentes são recursos sociais importantes. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da Teoria da Administração.” (Maximiniano, 2006)


2.2 – A grade de um curso de Administração e a formação Profissional
As atividades de Administrador como profissional liberal ou não são exercidas como função ou cargo em:
- Chefia Executiva, Direção Geral, Superintendência, Gerência, Chefia Intermediária ou Superior, Coordenação, Supervisão, Assessoria, Consultoria mediante a prática de atos de:

 Previsão
 Organização
 Comando
 Coordenação
 Controle
E esses atos são “ensinados” nas Instituições de Ensino onde se ministra cursos de Administração de Empresas.
Durante quatro anos em que passamos nestas Instituições de Ensino são colocadas a nossa disposição disciplinas como: Teoria Geral da Administração, Administração Estratégica, Custos, Administração de Serviços, Contabilidade, Custos, Administração Financeira, Recursos Humanos, dentre outras são de suma importância para a formação do profissional que o mercado de hoje busca.

2.3 – O desafio do profissional da administração no mercado de trabalho.

Entre os Administradores que se graduaram em período anterior a 1969 a posição funcional mais freqüente é a de Presidente (36,36%), seguida da de Assessor (15,15%). Para os formados a partir de 1970, é a de Gerente (19,46%). Os que se graduaram após 1980, Gerência (28,00%) e Diretoria (13,38%). A partir de 1990, Gerente (22,95%) e Analista (13,45%), o que também é confirmado para os formados após 2000 (19,09% e 14,43% respectivamente).
Observa-se que o Administrador evolui na carreira com o passar dos anos, porém quando se nota que dos que se disseram Presidentes ou Proprietários, 267 formaram-se após 2000, fenômeno que ocorre também no cruzamento do tempo de formado com outros cargos, conclui-se que existem diferenciais que extrapolam a evolução no tempo e aceleram a progressão da carreira de alguns profissionais.
Segundo a maioria dos Empregadores, são esses diferenciais que podem determinar a contratação de Administradores ou quaisquer outros profissionais, independentemente de sua graduação.
    Os dados acima foram tirados da Pesquisa Nacional Perfil, Formação,
Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2006.
    Para Chiavenato 1993 “A Administração tornou-se tão importante quanto o próprio trabalho a ser executado, conforme este foi-se especializando e a escala de operações cresceu assustadoramente. A Administração não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, com o menor custo e com maior eficiência e eficácia.”

3- CONCLUSÃO:

Espera hoje que um Profissional denominado Administrador, seja alguém com visão sistêmica da organização, para promover ações internas, criando sinergia entre as pessoas e recursos disponíveis, e gerando processos eficazes.
Com as competências e habilidades mínimas de :
 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisões
 Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico
 Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças
 Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações 
E capacidade pode ser entendida como aptidão e experiência juntamente com treinamento e desenvolvimento.
O que as empresas querem hoje é performance, e o diferencial dos Administradores é a personalidade e a coragem de assumir riscos.
Administrar é algo pessoal, construir vantagens competitivas para as organizações requer habilidades que são natas e outras que possam ser adquiridas através de Cursos e ou treinamentos, porém o mais importante é saber medir e ter equilíbrio para todas as tomadas de decisões é estar sempre conectado com o mundo globalizado mas sem deixar de olhar para dentro da própria organizações, é ter os pés no futuro sem deixar de aplicar as teorias aprendidas com os nossos mestres.
Administrar enfim é uma arte é uma ciência e uma técnica que requer dedicação e conhecimento.


4 - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Atlas, 2006.

MOTTA, Fernando Cláudio Prestes. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagem Prescritivas e Normativas da Administração. 4ª Ed. Vol. 2. São Paulo: Makron Books, 1993.

BATEMAN, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

PARK, Kil Hyang. Introdução ao estudo da Administração. São Paulo: Pioneira, 1997.

www.cramg.org.br

www.cfa.org.br

Maria Carolina Pereira
8º Período de Administração
UNIFOR -MG

Visto: 19217

Comentários (1)
Comentários em RSS
1. 17-09-2007 21:12
 
Hoje em dia o Administrador assume um lugar importante em todos os ambientes que atua, proporcionando e interagindo de foma que melhore os meios com novidades para o mercado, como podemos ver o exemplo de Henry Ford que revolucionou a área de transporte. Ser administrador é "enxergar" além do horizonte, e isso, é pensar e criar novas idéias.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Só usuários registrados podem comentár.
Registre o faça o login.